
Dermatologia Clínica - Pele
Prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e distúrbios da pele.
Melasma
Condição de pele caracterizada por manchas escuras e irregulares, que afetam principalmente áreas expostas ao sol como testa, bochechas, nariz, acima dos lábios e colo. Em alguns casos, pode afetar toda a face.
Dermatites
A dermatite é uma inflamação cutânea que pode se manifestar por vermelhidão, coceira, pequenas bolhas e descamação. Em alguns casos, pode causar ardência e queimação, podendo surgir em várias áreas do corpo e afetar pessoas de todas as idades. Existem diversos tipos, como a dermatite atópica, de contato, seborreica, esfoliativa e outras, que requerem diagnóstico dermatológico antes de qualquer tratamento medicamentoso.
Psoríase
Doença crônica da pele caracterizada por manchas avermelhadas e escamosas na pele, a psoríase pode ser desconfortável e impactar a qualidade de vida. É causada por um sistema imunológico hiperativo que acelera o processo de renovação das células da pele, resultando em um acúmulo rápido e excessivo de células mortas. Embora não tenha cura, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas e minimizar as lesões.
Micose
A micose é uma infecção fúngica comum que afeta a pele, unhas e couro cabeludo. Caracterizada por manchas avermelhadas, descamação e coceira, a micose pode ser desconfortável e preocupante.
Essa condição geralmente se desenvolve em ambientes úmidos e quentes, como vestiários e piscinas ou mesmo baixa imunidade.
Foliculite
Condição comum da pele, caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos causada por bactérias ou fungos. Resulta em pequenas protuberâncias vermelhas ou espinhas com pus que podem levar a coceira, dor ou vermelhidão intensa. As áreas mais afetadas incluem o rosto, pescoço, axilas, pernas e região genital. Além disso, a foliculite pode ser desencadeada por pelos encravados, irritação da pele ou uso de roupas apertadas.
Rosácea
Doença vascular inflamatória crônica comum e geralmente inofensiva, mas pode causar surtos.
Ela se manifesta principalmente no nariz, bochechas, testa e queixo, resultando em vermelhidão e lesões inflamadas que às vezes são confundidas com manchas de sol.
À medida que se agrava, pode trazer protuberâncias faciais semelhantes à acne, vermelhidão nas pálpebras, olhos secos e narinas dilatadas.
Acne
A acne é uma condição comum que afeta a pele, causando espinhas e cravos.
Pode ocorrer em diferentes idades e afetar a autoestima.
Tratamentos eficazes estão disponíveis para controlar a acne e melhorar a aparência da pele, proporcionando bem-estar e confiança.
Herpes
A herpes é uma infecção viral contagiosa que causa lesões dolorosas em forma de bolhas na pele e mucosas, principalmente na boca e genitais. Transmitida pelo vírus herpes simplex, existem dois tipos principais: o HSV-1, causador de herpes labial, e o HSV-2, associado à herpes genital. Embora não tenha cura, medicamentos antivirais podem controlar os sintomas e reduzir surtos.
Outras patologias
SARDA
VITILIGO
NEVOS (retiradas de pintas)
VERRUGAS
TUMORES
LIPOMAS
OLHEIRAS
HIPERHIDROSE
SIRINGOMA
CÂNCER DE PELE
UNHAS ENCRAVADAS